Escrever uma copy persuasiva pode ser um grande problema. Assim como eu, é bem possível que você, em algum momento da sua vida, tenha escrito copies/textos ineficientes.

Mas… Você já parou para pensar nos motivos que fazem uma copy não gerar resultados? Podem ser vários… Você sabe disso.

Contudo, hoje eu quero falar sobre um fator especial. Algo tão necessário que, sem isso, a sua copy jamais surtirá efeitos porquê deixará de cumprir o principal requisito para que uma venda ocorra.

Já pensou porquê sua copy é ineficiente?

Já pensou que certas copies são ineficientes porquê não exploram emoções da melhor forma possível?

Todo texto, persuasivo ou não, terá mais sucesso de público e de crítica se for eficaz em gerar e trabalhar as emoções certas.

Tá… Mas como fazer isso?

Apesar de experimentarmos diversas emoções (Pilotos Emocionais de Victor Schwab, Lista de Desejo de Gary Bencivenga, Dispositivos de Dan Kennedy e até as 35 emoções da AWAI), são as 6 básicas que mais impactam nossas ações:⠀

1 – Ganância;

2 – Medo;

3 – Altruísmo;

4 – Inveja;

5 – Orgulho;

6 – Vergonha.

Segundo a ética em Epicuro, podemos dizer que qualquer pessoa no mundo decide-se e age com base em somente duas razões: evitar a todo custo suas dores, ou ir em busca do prazer (especialistas afirmam que cerca de 95% das decisões de compra representam à fuga das dores).

Sabendo disso e conhecendo as 6 principais emoções que motivam uma ação, você deve entender cenários (mercado/público/produto/estratégia) através de pesquisas, para descobrir o que faz o potencial cliente agir e quais são as emoções ideais que você deve provocar.

Como fazer isso com a minha copy?

Em cada nicho existe um público específico e com suas próprias dores. As pessoas estão buscando por soluções!

Quando você pega uma massa heterogênea de pessoas, você percebe que suas emoções variam.

A partir do momento em que você entender o seu público-alvo e sua Persona, utilizando também ferramentas como Mapa de Empatia, Sexy Canvas, ICP, Arquétipos e Matriz de Objeções, com o objetivo de conhecer o seu potencial cliente melhor do que ele mesmo…

Você entenderá quais emoções são mais impactantes para usá-las como mecanismo de persuasão, ativando os sentidos e gerando os sentimentos certos.

Ao entender que o que faz o target tomar a decisão de compra é a intensidade da energia elétrica gerada em cada parte de seu cérebro, é necessário pensar em como fazer com que isso se transforme em paixão e desejo pela solução.

Isso é muito importante, pois é possível converter energia elétrica em faturamento!

Quando você vai criar um produto, você deve pensar no encantamento, na eletrificação na cabeça do cliente. Hoje é possível mapear as sensações e os sentidos do ser humano para alcançar os resultados desejados.

E qual a melhor forma de eletrificar o cérebro das pessoas de forma eficiente? Que gere conversões e vendas?

O único caminho é gerar emoções e ativar os 5 sentidos.

Esse é o único meio de “entrar na cabeça” do público e fazer com que a sua mensagem seja lembrada.

Conclusão

“Encontre a emoção principal; isso pode ser tudo que você precisa saber para encontrar sua história.”

– F.Scott Fitzgerald

Gostou do texto? Então compartilhe para chegar até mais pessoas!

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
É um prazer termos você aqui!

Temos soluções de Estratégias Digitais que englobam Marketing Digital e Vendas Online as quais podem alavancar as suas vendas em tempo recorde!

Clique no botão "Abrir bate-papo" para falar com um de nossos consultores!